Em reunião com o vereador Fabio Gavasso (PPS), o diretor geral do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso em Sorriso, Carlos Câmara, informou que o instituto está autorizado a oferecer cursos técnicos na área agrícola. Para tanto, basta que o Município disponibilize a estrutura necessária que cada curso exige, como por exemplo, a área experimental.

A oferta dos cursos atende ao requerimento do parlamentar que solicitou à reitoria do IFMT a implantação do curso de Técnico Agrícola.

Conforme o diretor, pelo menos 11 cursos se encaixam no perfil de Sorriso, cuja economia baseia-se na agricultura. “Vamos enviar a esta Casa de Leis, uma lista de cursos para que sejam escolhidos os que mais atendam à necessidade local”, explicou.

O vice-prefeito Xuxu Dal Molin, que também participou da reunião, adiantou que a Prefeitura será parceira do IFMT na implantação dos cursos.

Na opinião de Gavasso, a formação de profissionais para atuarem no setor agrícola se faz necessária e com urgência. “Estamos mobilizados para que seja suprida em Sorriso essa necessidade de mão de obra qualificada”, frisou o parlamentar, acrescentando que a vinda dos cursos técnicos tornará realidade um sonho dele e de muitos jovens sorrisenses.

Também participaram do encontro, o chefe de Departamento de Ensino do IFMT, Claudir Von Dentz, o ex-vereador Leocir Faccio, que em 2011 pleiteou a instalação de uma escola agrícola em Sorriso e membros da Secretaria Municipal de Educação.

A escolha dos cursos será definida em reunião nos próximos dias.