Os vereadores Bruno Delgado (PMB), Claudio Oliveira (PR), Damiani na TV (PSC), Prof.ª Marisa (PTB) e Prof.ª Silvana (PTB) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (06) com o coordenador da UPA-Unidade de Pronto Atendimento Vandriangelo Alves Queiroz e com o Diretor Técnico do Hospital Regional Dr. Rodrigo Pereira do Lago Bezerra e a Diretora Administrativa do Regional Ione de Carvalho.

O objetivo da reunião dos parlamentares com os responsáveis pelo atendimento no Hospital Regional e na UPA era esclarecer detalhes sobre a superlotação, demora no atendimento e sobre as denúncias de óbitos simultâneos registrados nos últimos dias que foram divulgados pela imprensa. Os vereadores foram informados pelo coordenador da UPA que a demora no atendimento é devido à paralização parcial no atendimento do Regional em 2016. O coordenador disse que a unidade de Sorriso é do Porte I, cadastrada para atender municípios de 50 mil até 100 mil habitantes. Contudo, hoje a unidade local realiza em média 250 a 300 atendimentos/dia. Para atender essa realidade, é necessário dispor três médicos de plantão 24 horas, além de um quarto profissional no horário de pico.

O Diretor Técnico Dr. Rodrigo e a Diretora Administrativa Ione de Carvalho disseram que o município precisa atender devidamente cada paciente dentro de sua necessidade, seja nos PSFs ou na própria UPA antes de encaminhá-lo ao regional.

Vandriangelo afirmou que o município está preocupado com os atendimentos e fará esforços para transformar a UPA porte 1 para porte 2 com o objetivo de atender a demanda existente na saúde pública do município. O coordenador disse que a unidade atende o dobro de sua capacidade.

Os vereadores se colocaram a disposição para buscar junto a esferas estaduais e federais, recursos para melhor o atendimento na saúde.