Com a aprovação da Emenda Impositiva 72 ao PL 209/25, o Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, poderá receber recursos públicos de Sorriso.

De autoria do vereador republicano Brendo Braga, a emenda destina R$ 20 mil ao hospital filantrópico. A unidade é mantida pela Fundação Pio XII, especializado no tratamento e prevenção de câncer. A sede da instituição situa-se em Barretos, no interior de São Paulo, e tem unidades distribuídas por todas as Regiões do Brasil.

O recurso será empregado na aquisição de medicamentos hospitalares quimioterápicos.

“O tratamento do câncer oferecido integralmente pelo Hospital de Amor via SUS é diretamente dependente da disponibilidade ininterrupta de medicamentos quimioterápicos. Estes fármacos representam uma das maiores parcelas dos custos operacionais da instituição e a interrupção ou atraso em sua administração compromete drasticamente a eficácia do tratamento, reduzindo as chances de cura e afetando a qualidade de vida do paciente”, cita a emenda.

Conforme a propositura, dados de 2024 apontam que hospital atendeu 452 pacientes de Sorriso, resultando em 1002 procedimentos, consultas e exames.

“A destinação desses recursos garante o acesso contínuo e digno a um tratamento que salva vidas, cumprindo o papel do Poder Público de zelar pela saúde de seus cidadãos, mesmo quando o serviço é prestado fora do estado de origem”, finaliza.