O vereador Cláudio Oliveira (PR) esteve nesta manhã (21.11) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial São Francisco. Acompanhado do gerente da Águas de Sorriso, Marcos Braz e um técnico da empresa, o parlamentar foi verificar o trabalho feito para solucionar o problema detectado durante a última visita à Estação.

A comissão permanente de acompanhamento dos trabalhos recebeu reclamações dos moradores do Residencial de mau cheiro e ao chegar no local, a equipe constatou que o odor não vinha da estação de tratamento e sim da galeria que escoava água das bocas de lobo. A empresa alegou que o resíduo que saía da galeria era tratado, porém estava sendo eliminado junto com a água das ruas.

Na ocasião, se comprometeram a desativar a saída e fazer uma tubulação separada para despejar o esgoto, porque esse material não pode ser liberado diretamente na terra.  

Agora pela manhã, ao chegar no local, o vereador pode identificar que a ligação foi desativada e feita uma nova tubulação, separada, que desemboca diretamente no Rio Lira.  

Visitando algumas residências, o parlamentar pode verificar que a mudança eliminou o odor e agradou os moradores. “Aquele mau cheiro horrível sumiu totalmente. Agora podemos ficar de janelas abertas”, disse a moradora Rosana Cruz da Silva.

 “Continuaremos acompanhando todo este processo e, se o mau cheiro voltar, pedimos que a população entre em contato conosco para que possamos procurar a Águas de Sorriso e cobrar a solução do problema”, salientou Claudio.  

A comissão aguarda, agora, as providências quanto à contenção da erosão detectada, que está sendo causada pelo excesso de água das chuvas. A Prefeitura, em conjunto com a empresa Embracon se comprometeu colocar blocos de concreto para que a água não cause desmoronamento do leito do rio.