Pelo menos mais três cursos profissionalizantes serão disponibilizados pelo IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso em Sorriso a partir do próximo semestre. Serão ofertados os cursos de Técnico em Agropecuária (70 vagas), Técnico em Zootecnia (100 vagas) e Técnico em Informática (40 vagas), com duas turmas cada. Esse último, terá uma turma no distrito de Boa Esperança.

O anúncio foi feito pelo vereador Fabio Gavasso (PPS) na sessão dessa segunda-feira (08.04).

Segundo o parlamentar, as aulas práticas dos cursos agrícolas serão realizadas numa área de cinco hectares pertencente à Ampa – Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão localizada na BR-163.

A implantação dos cursos foi pleiteada por Gavasso, autor do requerimento que solicitou à reitoria do IFMT a implantação do curso de Técnico Agrícola.

De acordo com Gavasso, caso o número de vagas seja insuficiente, o IFMT abrirá novas turmas no ano que vem. “Optamos por um número menor de vagas para não corrermos o risco de não se formar turmas e, consequentemente, perdermos os cursos”, acrescentou.

Na semana passada, o parlamentar discutiu o assunto em reuniões com os diretores do instituto, Carlos Câmara e Claudir Von Dentz. Estiveram presentes o ex-vereador Leocir Faccio, membros da secretaria municipal de Educação e o vice-prefeito, Xuxu Dal Molin. “Escolhemos os cursos que mais atendem as necessidades locais. Sabemos que muitas vagas de emprego não são preenchidas por falta mão-de-obra qualificada”, finalizou.