A presidente da Câmara, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Bruno Stellato (PDT), Jane Delalibera (PR), Vergílio Dalsóquio (PPS) e Claudio Oliveira (PR) acompanharam nesta manhã (20.03) a recepção da comitiva do Japão que veio a Sorriso para conhecer a produção agropecuária da região.

Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rafael Reis, o intuito do grupo é conhecer a produção de milho, as tecnologias e a qualidade do produto. “O objetivo deles é diminuir de 60% para 40% a participação dos EUA no fornecimento. Para nós, será um canal de comercialização com o exterior muito grande”, disse.

Composta pelo segundo-secretário da Embaixada do Japão, Kentaro Morita, pelo vice-cônsul do Japão em São Paulo, Satoshi Endo, pelo coordenador do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Masahiro Isa e pelo assistente do Departamento de Pecuária, Akira Sano, a comitiva foi levada a Fazenda Celeste, para uma visita às lavouras irrigadas.

Os japoneses têm um interesse especial na região norte do Estado de Mato Grosso, que é considerado um local com futuro promissor para o desenvolvimento da agricultura.

O grupo demonstrou interesse na produção de milho. “Esta é nossa primeira vez em Mato Grosso. Viemos para conhecer a produção na região. A qualidade do milho brasileiro não perde nada para o milho americano”, disse Masahiro Isa, coordenador do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

Para a presidente do Legislativo, é importante para Sorriso a vinda de empresários de outros países. “Com certeza, serão novos investidores para o nosso município”, falou Marilda. 

Após a visita na fazenda, a comitiva seguiu para uma reunião com o prefeito Dilceu Rossatto (PR), vereadores e secretários. 

À tarde, o grupo conhecerá frigoríficos de suínos e aves de Sorriso e ao final do dia segue novamente para Cuiabá.

A visita está sendo acompanhada pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta e pelo assessor técnico da Secretaria, Hércules Giuliani.

NA CAPITAL - Ontem, os japoneses foram recepcionados em Cuiabá pelo primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR).