Na manhã da última quinta-feira (26), os vereadores da Câmara Municipal de Sorriso estiveram reunidos com o prefeito Ari Lafin, e com os membros da ONG de Combate ao Câncer – Cirinho Sorrindo. Na oportunidade os parlamentares conheceram o plano de ações das campanhas preventivas a serem desenvolvidas em 2018. Uma das ações atribuídas acontecerá no mês de abril, quando será feito um evento em prol da Ong e do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCAN).

Dentre os projetos apresentados, a presidente da entidade, Sra. Carla Pianesso aproveitou para destacar a criação de uma Casa de Apoio Oncológica na capital do estado, onde irá atender especialmente pacientes em tratamento.

Carla Pianesso disse que o apoio dos poderes constituídos, tanto executivo quanto o legislativo, faz grande diferença no envolvimento das ações; “nós como entidade ajudamos o poder público promover a saúde. Atendemos os pacientes e seus familiares no que for necessário, e encaminhamos suas necessidades, ou seja, somos “um braço forte” que apoia os poderes, e de contra partida também precisamos do apoio e ajuda destes, principalmente no desenvolvimento das ações e na busca de recursos financeiros para manter e melhorar nossos atendimentos”, finaliza.

Dona Circe, mãe do saudoso “Cirinho”, é uma das diretoras da ONG, falou emocionada da real necessidade de continuar este trabalho de doação ao próximo; “antes de falecer, nosso Cirinho pediu que fizéssemos algo em prol dos pacientes. Ela lembra que durante o tratamento quimioterápico dele, o sofrimento de se deslocar para outra cidade era algo muito complicado, e disse que os poderes precisam desta união para, juntos, podermos melhorar o atendimento oncológico na cidade e na região; “peço como uma mãe que lutou ao lado de seu filho doente, e sabe que o enfrentamento do tratamento do câncer atinge toda a família. Melhorar o atendimento é mais que necessário para toda a nossa comunidade, e a união de todos fará que isso ocorra de uma forma rápida e saudável”, concluiu Dona Circe com lágrimas nos olhos.

Os vereadores acompanharam a reunião e se colocaram à disposição da entidade no que se fizer necessário, e afirmaram a importância de se pensar melhor sobre o tratamento oncológico na cidade.