A presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi (PSD), e a bancada situacionista estão pedindo à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) a implantação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Sorriso.

Segundo a parlamentar, o Município já destinou à instituição uma área de quase de 22 mil metros quadrados para construção e instalação da unidade em 2012. 

Para a presidente, o Senai contribuirá para diminuir o desemprego no Município, já que oferece qualificação com foco na educação profissional para inserção no mercado do trabalho, atuando desde a iniciação profissional, até a especialização técnica, passando pela qualificação profissional básica, aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e aprendizagem industrial. “Sorriso cresce acima da média nacional e com este aumento populacional, surge cada vez mais a necessidade de mão de obra qualificada, especialmente na área da indústria”, justifica a parlamentar.

SENAI - Instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias destacando-se no cenário internacional por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. O Senai apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.  

Em  Mato Grosso desde 1.977, o Senai conta hoje com dez unidades fixas, além de unidades conveniadas e móveis, por meio das quais o Departamento Regional de Mato Grosso executa parte da sua programação.