A presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Claudio Oliveira (PR) e Bruno Stellato (PDT) estão solicitando ao governo estadual a implantação de uma Central de Regulação de Saúde no Município. A Central realiza o processo de operacionalização, monitoramento, avaliação e autorização de procedimentos solicitados.  “Estamos requerendo o que já foi nosso. Tínhamos uma Central de Regulação e alguém, em 2009, deixou Sorriso perder esse órgão”, lamentou a presidente.

Conforme o requerimento, a Central de Regulação facilitará a organização e o acesso dos cidadãos aos serviços de atenção à saúde, com base nos princípios de equidade e integralidade do SUS. “Infelizmente, muitas famílias padecem por causa do descaso da Central em Sinop. Os médicos enviam documentação, temos UTI e veículo, vaga em Cuiabá, mas como o paciente não foi regulado em Sinop, o atendimento é dificultado”, criticou.

A propositura cita ainda que Sorriso é sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da  Região Teles Pires, - que contempla 15 municípios circunvizinhos - e abriga o Hospital Regional. “É preciso levar em consideração que a Central de Regulação estando no mesmo município onde está instalado o Hospital Regional vai facilitar um maior controle de exames e cirurgias de média e alta complexidade, promovendo uma maior interação entre os servidores da saúde”, ressaltou a parlamentar.  

Segundo ela, o Município disponibilizará espaço físico, instalações e, se necessário, efetivo para o pleno funcionamento da Central de Regulação.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, ao deputado estadual Mauro Savi e à Superintendente de Regulação, Controle e Avaliação, Ivana Mara Mattos Mello, com cópias ao prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato e ao secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Marciano José Cé.