O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou o Requerimento 108/25, de autoria dos vereadores Brendo Braga (Republicanos) e Toco Baggio (PSDB), que pede ao governo do Estado e à direção do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) um polo da unidade hospitalar em Sorriso.

Na semana passada, em Cuiabá, os vereadores protocolaram ofício solicitando ao HCanMT um estudo de viabilidade. Eles defenderam que Sorriso possui localização estratégica e uma infraestrutura em desenvolvimento para receber um polo do hospital.

Atualmente, pacientes de Sorriso e dos municípios circunvizinhos necessitam se deslocar até Cuiabá para receber tratamento, o que acarreta uma série de dificuldades e ônus significativos. “A iniciativa visa não apenas ampliar o acesso ao tratamento, mas também reduzir os custos com transporte de pacientes e acompanhantes, além de humanizar o atendimento, permitindo que os pacientes permaneçam próximos de suas famílias”, justificam os vereadores.

Brendo e Toco argumentam também que a presença do polo em Sorriso permitirá o diagnóstico precoce, um dos principais fatores para o sucesso no tratamento do câncer. “A ausência de centros de referência no interior compromete esse diagnóstico, já que exames, biópsias e consultas com especialistas são frequentemente adiados por falta de estrutura ou pela sobrecarga no sistema”, finalizam.