O prefeito Dilceu Rossato sancionou a Lei Municipal 2.179, de 03/04/2013, que declara o Rio Lira como patrimônio Histórico, Cultural, Paisagístico, Ecológico e Turístico do Município.

Com isso, ficam proibidas as instalações de obras ou empreendimentos que, isoladas ou conjuntamente, venham a alterar de forma significativa as condições naturais do rio em seus aspectos estéticos, físico, químico ou biológico.

O rio nasce dentro do Município e deságua no Teles Pires.

A presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi (PSD), é a autora do projeto de lei sancionado pelo prefeito. Segundo ela, a declaração tem como objetivos proteger, estimular o turismo ecológico, preservar a diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável e controlar a edificação de obras no percurso do rio e suas unidades de conservação.

“A preservação do Lira é de interesse público, pois garante o abastecimento a vários munícipes que possuem propriedades no seu entorno”, frisou, acrescentando que a lei garantirá a preservação da fauna e flora  que vêm sofrendo com a degradação das unidades de preservação do rio.

O projeto de lei foi subscrito pela bancada de situação.