O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou o Requerimento nº 81/2018, de autoria dos vereadores Professora Silvana (PTB), Bruno Delgado (PMB), Claudio Oliveira (PR) e Professora Marisa (PTB), que pede à Prefeitura de Sorriso estudo e disponibilização de linhas de transporte coletivo urbano para alunos do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), dos diversos bairros do município.

Conforme a vereadora, o IFMT, situado no bairro Santa Clara, fica em uma região descentralizada da cidade que ainda não conta com linhas de ônibus. “Como o Instituto oferta ensino público gratuito, muitos alunos são de famílias de baixo poder aquisitivo que não possuem carro próprio, havendo a necessidade de transporte público”, explica a parlamentar.

Segundo ela, para garantir o acesso dos estudantes à escola, o requerimento leva em consideração as legislações municipal e federal que tratam da concessão do transporte coletivo e o direito do cidadão o qual o poder público busca atender.

“Estamos pedindo à administração municipal que converse com a concessionária prestadora do serviço para viabilizar a implantação desse itinerário”, completa Silvana, sugerindo ao Executivo uma parceria com o IFMT na realização de um levantamento para a implantação das linhas necessárias.

A vereadora lembra também que ao vencer uma licitação, a empresa concessionária assume compromissos mediante cláusulas contratuais e que a concedente tem a obrigação de fiscalizar e acompanhar o cumprimento do contrato. “A nossa cobrança se baseia no fato de que em nosso município há a necessidade urgente de organizar, dinamizar e viabilizar o transporte coletivo público sob diversos aspectos, inclusive nessa situação do IFMT”, finalizou.