O vereador Marlon Zanella (PMDB), protocolou duas indicações na última sessão ordinária ocorrida no dia 10, uma delas solicita do poder executivo, a aquisição de bicicletas para os Agentes Comunitários de Saúde interessados, que atuam no atendimento urbano do Município de Sorriso, incluindo os Distritos de Boa Esperança, Primavera e Caravágio.

 

O parlamentar justifica que “a aquisição dessas bicicletas, proporcionará melhores condições aos agentes comunitários de saúde de nossa cidade que optarem por este meio de transporte, pois as bicicletas facilitarão e darão mais agilidade no deslocamento dos mesmos durante as visitas domiciliares na área urbana”, concluí.

 

Também é dele a indicação que versa sobre a necessidade de que seja fornecido transporte adequado para o desempenho da função dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Zona Rural do Município de Sorriso, incluindo os Distritos de Boa Esperança, Primavera e Caravágio.

 

Afirma o paramentar que “o deslocamento dos agentes comunitários de saúde na zona rural, abrange grandes distâncias, e não podemos admitir que estes muitas vezes tenham de utilizar de seus veículos particulares para cumprir as metas. Por isso indicamos que seja buscado uma forma legal de remunerar de forma condizente ou fornecer transporte para que esses profissionais possam exercer seu trabalho sem nunca precisar pagar do próprio bolso parte da locomoção”, finaliza.

 

 

Justificativas dos requerimentos

 

O agente comunitário de saúde – ACS, é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade.

 

Considerando que a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde;

 

Considerando que o trabalho destes profissionais de saúde, ainda engloba a prevenção de agravos, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades;

 

Considerando ser uma reivindicação dos agentes comunitários do Município de Sorriso que fazem atendimentos na área urbana e rural.