A vereadora Jane Delalibera (PR) - em parceria com os demais membros da bancada de situação - apresentou indicação ao Poder Executivo solicitando a realização de reuniões mensais com as pessoas ostomizadas do Município.

Segundo ela, os encontros terão a finalidade de esclarecer melhor aos ostomizados sobre sua condição física, como interpretar corretamente os diagnósticos,  quais são as medidas higiênicas e as mudanças de hábitos de vida. “Muitas vezes, nas consultas médicas essas orientações não são dadas pela escassez de tempo. Acredito que essas reuniões servirão para auxiliar e melhorar as condições de vida dos pacientes”, justifica, acrescentando que a realização desses encontros também é uma reivindicação dos ostomizados.

CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO - Os ostomizados são considerados deficientes físicos pelo fato de não terem controle esfincteriano, intestinal ou urinário. Por esta condição, passam por uma cirurgia em que é aberto um orifício artificial, o ostoma, que permite o uso de bolsa coletora pela qual as fezes e a urina são expelidas.

No início deste mês, a vereadora sugeriu ao Poder Público a criação de um cartão de identificação municipal da pessoa ostomizada para que tenham acesso ao atendimento preferencial sem ter que exibir a bolsa de ostomia.