A vereadora Jane Delalibera (PL,) autora do Requerimento nº 99/2025, está solicitando do Poder Executivo, informações detalhadas sobre o credenciamento do Instituto Nefrológico de Sorriso junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica, construída com recursos públicos, ainda não tem confirmação de habilitação para oferecer tratamentos de hemodiálise com financiamento federal e estadual.

No documento, a parlamentar questiona se a unidade já está credenciada pelo SUS e, em caso positivo, pede cópia da portaria de habilitação; caso seja contrário o credenciamento o documento pede informações sobre quais etapas faltam para regularizar a situação – como vistoria da Vigilância Sanitária, análise da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ou contrato com a Secretaria Estadual de Saúde.

“O credenciamento é indispensável para garantir atendimento universal aos pacientes renais da região. O investimento na clínica, ainda sem previsão de funcionamento pleno no SUS, demanda transparência sobre "o retorno social" do recurso público”, afirma Delalibera.

Segundo a parlamentar a resposta ao pedido deve vir do prefeito ou do secretário municipal de Saúde, que precisam detalhar o estágio do processo desde inspeções técnicas até possíveis entraves burocráticos. A falta de credenciamento impede que o município receba verbas federais para custeio dos procedimentos.