A vereadora Prof.ª Silvana (PTB), encaminhou a indicação nº 471/2017, solicitando a necessidade de implantação de uma nova unidade de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD, no município de Sorriso.

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) consistem em centros de atenção à saúde mental da comunidade, eles surgiram após a reforma psiquiátrica no Brasil que visou à humanização do tratamento e sua desinstitucionalização, ou seja, a diminuição dos leitos psiquiátricos, restringindo esses apenas a pessoas com distúrbios mentais graves e impossibilitados do convívio social.

Atualmente, segundo dados da coordenação do CAPS em Sorriso, 170 pacientes são atendidos e inseridos nas três modalidades de tratamento: Intensiva, Semi-Intensiva e Não Intensiva. O número de usuários de álcool e drogas é de 81 pessoas, e a maioria dos usuários desistem do tratamento e acompanhamento no CAPS.

 

A vereadora Prof.ª Silvana falou sobre a importância de mais uma unidade no munícipio, “Com a implantação de uma unidade de CAPS AD, em nosso município, muitas pessoas que precisam de tratamento serão beneficiadas, que por falta da referida unidade não recebem a atenção adequada, pois somente uma unidade de CAPS não consegue atender a demanda existente”, disse Silvana.