A educação inclusiva se configura em um dos maiores desafios para os agentes pedagógicos. A falta de estrutura nas escolas está entre os obstáculos enfrentados por muitos estudantes. Preocupados com o aumento de alunos portadores de necessidades especiais – PNE - de Sorriso os vereadores Professora Silvana – PTB, Bruno Delgado – PMB e Professora Marisa - PTB, estiveram em Brasília reunidos com Ivana de Siqueira, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão -SECADI e o Deputado Federal Xuxu Dalmolin para tratar de recursos para a educação municipal, estadual e Apae de Sorriso. Dentre eles a destinação de um ônibus escolar com acessibilidade para o transporte dos alunos com necessidades especiais para a Apae.

O tema da educação inclusiva tem sido debatido pelos profissionais da educação, que buscam proporcionar aos portadores de necessidades especiais, ambiente físico, recursos didáticos e pedagógicos, além do acesso à informação e à comunicação no ambiente escolar. A vereadora Prof. Silvana explicou a necessidade da busca por recursos e informações sobre o planejamento para os PNEs “Estamos muito preocupados com o aumento da demanda de alunos com necessidades especiais e que precisam de um atendimento especializado no nosso munícipio, isso demanda investimentos em equipamentos e contratação de profissionais, por isso a necessidade de sabermos quais sãos as diretrizes educacionais e os investimentos federais para essa parte importante da educação”, destacou.

A parlamentar explicou sobre o caminho longo que existe para garantir um ambiente adequado para a educação inclusiva "Ainda temos um longo caminho pela frente no sentido de garantir ambiente educacional adequado aos alunos que necessitam da educação inclusiva. Estamos em busca de condições melhores para este público nos diversos ambientes administrados pela municipalidade, após conhecer os projetos e recursos dentro do Secadi, poderemos trabalhar  para que sejamos um modelo de gestão na educação inclusiva", informou.

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) em articulação com os sistemas de ensino implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais.